SEJA BEM VINDO





widgeo.net

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Em paraíso italiano, ex-cruzeirense dribla o frio e garante estar adaptado

Vivendo na Sardenha, 'casa' dos boleiros europeus nas férias, Thiago Ribeiro diz que sentiu dificuldade com idioma e ataca de turista nas horas vagas

Viver na Sardenha, ilha paradisíaca na Itália, e disputar um dos melhores campeonatos do mundo parece ser um sonho para muitos jogadores de futebol. Mas a realidade não é bem assim. Um bom exemplo é o de Thiago Ribeiro, ex-jogador do Cruzeiro e São Paulo, que atua no Cagliari. Na Velha Bota desde setembro, o brasileiro diz que passou por tempos difíceis por conta da dificuldade com o idioma e o frio. Hoje em dia, porém, não tem do que reclamar.
- Estou há seis meses aqui e me sinto bem. Estou começando a falar melhor o italiano. Sempre o mais difícil para minha adaptação foi a língua. Nós precisamos nos comunicar dentro de campo com os colegas e com o treinador. Quem me ajudou muito foi o Nenê (atacante brasileiro, ex-Cruzeiro, que também atua no Cagliari). Tinha vezes que a pessoa falava para eu fazer algo e eu fazia diferente. Era difícil – recordou o atacante, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
Thiago Ribeiro na praia (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Thiago em praia da Sardenha, local preferido pelos boleiros europeus durante as férias (Foto: Divulgação)
Além de chegar na Europa sem saber falar italiano, Thiago estava acostumado com o clima típico do Brasil. Apesar de ter a sorte de morar numa região com clima mais ameno do que os grandes centros italianos - como Milão e Roma - o ex-cruzeirense revela que sofreu bastante com o frio. E ainda sofre.
- Sempre que eu jogo contra alguns brasileiros, o pessoal comenta. Onde eu moro é frio, mas, em comparação com o resto da Itália, é tranquilo. Aqui, eu já enfrentei 0°C, 1°C... O pessoal que mora por aqui disse que esse ano foi o mais frio dos últimos tempos. Para mim, isso interfere um pouco. A gente faz um bom aquecimento, usa uma blusa para esquentar mais, mas o corpo acaba ficando travado. Parece que perde aquela leveza. Influencia um pouco no rendimento - lamentou, recordando que espantou-se em uma partida em Novara, às 15h, quando enfrentou -3°C.
O juiz não marca qualquer faltinha"
Thiago, sobre o futebol italiano
Mas as dificuldades não impediram Thiago Ribeiro de encontrar seu espaço na Itália. Titular do Cagliari, o brasileiro é o artilheiro da equipe no Campeonato Italiano, com quatro gols, e vive um bom momento (assista gols dele no vídeo acima). Mas lembra que demorou até se adaptar ao estilo do Calcio.
- É bem diferente em relação ao futebol brasileiro. Há menos espaço para jogar, a marcação é mais apertada, o juiz não marca qualquer faltinha. Mas estou gostando muito, é um futebol muito competitivo, com jogos difíceis e adversários muito bons. Avalio como muito bons esses seis meses. E é apenas o início - projetou Thiago.
Thiago Ribeiro na Itália (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Em dia de turista, Thiago Ribeiro curte a capital Roma (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)


Ajuda da família
Mas o segredo para o melhor rendimento do brasileiro não é qualquer tipo de preparação física ou um treino especial. A chegada dos pais em dezembro foi o que faltava para o foco passar a estar totalmente dentro do campo e para enterrar a falta que sentia de seu país.
- É bom ter os pais por perto. Ajudou até mesmo dentro de campo, meu rendimento melhorou. Antes batia aquela saudade de casa. Passava pela cabeça até uma vontade de voltar para o Brasil - disse o jogador, que garantiu que sua possível volta para o Cruzeiro foi apenas especulação da imprensa italiana.
thiago ribeiro cagliari gol navara (Foto: Agência Getty Images)Thiago comemora gol pelo Cagliari
(Foto: Agência Getty Images)
Para se transferir para o Cagliari, Thiago optou por deixar as férias de lado e enfrentar o novo desafio. Hoje, sente as consequências do trabalho pesado durante um ano e meio e revela que convive com algumas dores musculares por conta da maratona. E, por isso, aproveita os momentos de descanso para conhecer sua nova casa.
- Eu aproveitei minha folga na última semana e fui a Roma. Mas ainda tem muita coisa para conhecer, como Veneza, Florença. Eu já conheço um pouco de Milão. A gente viaja muito, acaba conhecendo um pouco - contou, lembrando que as férias no final da temporada serão desfrutadas no Brasil.
Nova função no Cagliari
E sob o comando de Davide Ballardini, treinador do Cagliari desde novembro, Thiago acabou experimentando uma nova função. O técnico o colocou para atuar como meia-atacante, posição onde acredita que vem se saindo muito bem. No entanto, prefere ainda não se denominar um jogador polivalente.
- Depois que ele chegou, passei a atuar algumas vezes como meia-atacante. Ele me diz que sou inteligente, tenho condições de deixar um companheiro livre para fazer o gol. Acho que posso realizar essa função e venho conseguindo me destacar. Não diria que eu sou multi-função, mas encaixei bem nessa posição. Acho que, do meio para a frente, tendo liberdade, não tenho problemas para jogar. Hoje em dia, quanto mais funções um jogador realiza, mais ele fica valorizado – concluiu.
Thiago Ribeiro com a família na Itália (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário