O Santos se juntou no ano passado à lista de tradicionais clubes de futebol que já ergueram a taça da Liga Futsal: na primeira edição, em 1996, deu Internacional; ainda na mesma década, o Atlético-MG levou dois títulos, enquanto o Vasco foi campeão por uma vez. Mas, mesmo com o esforço da diretoria santista em promover o clube com os maiores atletas do país - Neymar, Marta e Falcão -, não houve acerto com patrocinadores e o time da Vila Belmiro chegou ao fim. Agora, São Paulo e Botafogo entram na disputa com novas parcerias para desafiar as grandes potências do esporte no país.
O time do Morumbi, porém, ficará bem longe do Cícero Pompeu de Toledo. Depois da aliança com a cidade de Marília na temporada 2011 (sete vitórias em 22 jogos e eliminação na primeira fase), agora a casa tricolor será o Paraná, com o trabalho conjunto com o Colégio Londrinense, que ano passado ganhou apenas cinco partidas na Liga. Na apresentação do time, em amistoso contra o Corinthians na semana passada, derrota por 4 a 2. "Essa sequência inicial não é boa. Vamos ter pela frente, no começo do campeonato, dois favoritos ao título, que são Carlos Barbosa e Corinthians", analisa o diretor de esportes do Londrinense, Júlio Brevilheri.
No Rio de Janeiro, o Botafogo estreia na Liga em parceria com o Macaé, que ano passado venceu sete jogos e não avançou à segunda fase. "O Botafogo não pode entrar simplesmente para fazer figuração. Entramos para estar entre os melhores, para ser campeão", afirmou o vice-presidente de esportes gerais do clube, Caio Calumby, à época da confirmação da participação.
Os grandes favoritos, porém, seguem sendo os melhores colocados na última temporada. Sem o Santos, o atual vice-campeão Carlos Barbosa se mantém como uma das principais forças do futsal brasileiro. Tetracampeão nacional, o time gaúcho acaba de vencer a Copa Gramado, torneio preparatório de início de temporada, onde bateu o Atlântico Erechim na final. O jogo, além de garantir a primeira conquista do ano para a equipe laranja e preta, valeu como revanche da final do Campeonato Gaúcho.
Duas equipes, porém, vêm chamando bastante atenção neste início de ano. Uma delas é a Intelli, de Orlândia, por ser a nova casa de Falcão, grande astro da modalidade. No último amistoso antes da estreia, o ala marcou dois gols na vitória sobre o Sertãozinho por 5 a 1. Agora, chega ao interior de São Paulo com a experiência de ter sido campeão por Santos e Malwee, além de ser o dono do posto de artilheiro nas quatro últimas edições da Liga - em 2011, apesar do título nacional, perdeu a final do Paulista exatamente para o clube que agora defende.
Já o Joinville foi o grande destino de ex-jogadores do Santos. São cinco atletas mais o treinador Fernando Ferretti, que juntos tentam recuperar o troféu para Santa Catarina (são quatro títulos na história). Entre os reforços estão o goleiro Tiago, destaque da seleção brasileira na última Copa do Mundo, e Neto, eleito melhor fixo da Liga 2011. E a equipe do Sul já começou o ano muito bem: venceu, de forma inédita, a Superliga 2012 no início do mês.
Os outros semifinalistas de 2011, Corinthians e Floripa Futsal, também valem ser acompanhados de perto: os paulistas, agora sem mais a parceria com São Caetano, mantiveram a base do time que ficou a uma prorrogação da final do ano passado, enquanto os catarinenses estão otimistas com a volta do técnico Jorge Lecian, que fez boa campanha com a equipe em 2009.
RegulamentoOs 20 clubes jogam entre si em turno único e os 16 melhores avançam a segunda fase, onde serão formados quatro grupos de quatro. Depois, os dois primeiros de cada chave avançam para o início do mata-mata.
Participantes
Rio Grande do Sul - Oito títulos (Internacional/Ulbra 1996, Ulbra 1998-2002-03, Carlos Barbosa 2001-04-06-09)
Assoeva (Venâncio Alves)
Atlântico Erechim
Carlos Barbosa
Santa Catarina - Quatro títulos (Malwee 2005-07-08-10)
ADU (Tubarão)
Concórdia
Floripa Futsal
Jaraguá
Krona Joinville
Minas Gerais - Dois Títulos (Atlético 1997-99)
Minas
São Paulo - Um título (Santos 2011)
Intelli (Orlândia)
Corinthians
São José
Suzano
São Caetano
Colégio Londrinense / São Paulo FC. (mando de jogos em Londrina)
Rio de Janeiro - Um título (Vasco 2000)
Macaé/Botafogo
Petrópolis
Paraná - Nenhum Título
Umuarama
Maringá
Copagril (Marechal Rondon)
Primeira rodada, segunda-feira, 12/03
Petrópolis x Macaé/Botafogo
Intelli x Minas
Corinthians x São Caetano
Copagril x Umuarama
São Paulo/Londrinense x Maringá
Floripa x ADU
Krona/Joinville x Jaraguá
Atlântico Erechim x Concórdia
Carlos Barbosa x Assoeva
São José x Suzano
Nenhum comentário:
Postar um comentário